Com apoio de Mauro Rubem, Alego sedia a 40ª Semana do Assistente Social

0
10

O deputado Mauro Rubem (PT) não poupou esforços para viabilizar a realização da 40ª Semana do Assistente Social na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego). O evento ocorre entre os dias 14 e 16 de maio de 2025.

Rubem afirmou: “É uma honra ter esse importante evento sendo realizado no Parlamento. A pauta deste encontro é fundamental para que o nosso estado, o Brasil e até o planeta possam buscar soluções inteligentes e responsáveis para a questão da urgência climática e da justiça social”.

Com o tema “Emergências ambientais e a intervenção profissional: desafios para o serviço social em tempos de colapso climático”, a abertura da 40ª Semana — em comemoração ao Dia do Assistente Social, celebrado em 15 de maio — aconteceu na noite de quarta-feira, dia 14.

O deputado considerou oportuno tratar de temas como a crise climática, o meio ambiente e a desigualdade:

“Estamos em um momento em que uma forte ideologia invade mentes e corações, levando pessoas ao negacionismo e ao retrocesso. É justamente nesse cenário que nos sentimos felizes e motivados ao ver que a assistência social coloca no centro do debate os principais temas da humanidade: a desigualdade e os cuidados com a mãe terra. Estamos enfrentando o que há de pior”.

O parlamentar elogiou a iniciativa do Conselho Regional de Serviço Social (Cress), com o apoio das demais entidades que organizaram e viabilizaram a atividade. Ele também destacou a importância de lutar pela redução da jornada de trabalho, pela ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda e pela taxação de pessoas com alto poder aquisitivo.

Além do parlamentar, participaram do encontro: Sueli Almeida Neves Sousa, presidente do Cress 19ª Região; Adriana Soares Dutra, conselheira representante do Conselho Federal de Serviço Social (CFESS); Sandra de Farias e Nayla Milena, representantes da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (Abepss); Luís Augusto Vieira, coordenador do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Goiás (UFG); Edar Jessie, representante da coordenação do curso de Serviço Social da FacUnicamps; e a assistente social Rosana Santana, que mediou o debate.

Por fim, Rubem ressaltou a importância de discutir as questões climáticas, especialmente no ano em que a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP30) será realizada no Brasil. Ele sugeriu ainda a criação de um bosque com o plantio de 70 mil árvores, em memória da população palestina assassinada no conflito em curso na Faixa de Gaza.

Ao fazer uso da palavra, a presidente do Cress, Sueli Almeida, agradeceu o apoio do deputado por possibilitar a realização do evento na sede da Alego. Ela afirmou ter plena convicção de que o serviço social é sinônimo de luta coletiva, organização e resistência:

“Assistentes sociais têm a alegria de estar na trincheira das desigualdades sociais, pois atuamos nos espaços mais afetados por elas. É preciso repensar a lógica destrutiva instaurada pelo capital e trazer esperança de que é possível construir um novo formato, mais leve, onde a humanidade não seja roubada”, concluiu.

Fonte: Agência Alego — Edição Gabinete 15