Crise nas Maternidades Públicas de Goiânia: Deputado promove Live para debater soluções

0
12

Atento aos direitos dos trabalhadores e como defensor de uma saúde pública de qualidade e eficiente, o deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO) promoverá nesta terça-feira, dia 21, às 20h, a live “A Crise das Maternidades: Dona Iris, Célia Câmara e Nascer Cidadão”. O evento contará com a participação da presidente do SindSaúde, Néia Vieira e a presidente da SIEG, Roberta Ribeiro Rios.

O objetivo é discutir a grave crise na saúde de Goiânia, com foco na falta de repasses por parte da Prefeitura para o funcionamento das maternidades, o atraso nos pagamentos de salários e benefícios dos servidores, e o posicionamento da Fundahc e da Secretaria Municipal de Saúde.

Em outubro de 2024, as três maternidades públicas de Goiânia suspenderam os atendimentos devido à falta de repasse financeiro da Prefeitura. Desde então, as maternidades deixaram de realizar cerca de 19 mil procedimentos, incluindo cirurgias, exames e consultas. Apenas casos de urgência e emergência estão sendo atendidos no Hospital e Maternidade Dona Iris (HMDI), Hospital Municipal da Mulher e Maternidade Célia Câmara (HMMCC), e Maternidade Nascer Cidadão (MNC).

A Fundahc, responsável pela gestão das maternidades municipais, informou que recebeu nesta terça-feira, 21, no início da tarde, um repasse no valor de R$10 milhões, referente ao pagamento da folha salarial do mês de dezembro, segunda parcela do 13º salário, vale-alimentação, e férias dos colaboradores das maternidades Dona Iris e Célia Câmara, além de rescisões. O repasse no valor de R$ 1,6 milhão foi realizado na sexta-feira, 17/1, para o pagamento dos trabalhadores da Maternidade Nascer Cidadão.

As três maternidades seguem atendendo casos de urgência e emergência, classificados como amarelo, laranja e vermelho, de acordo com o Protocolo Manchester.

A live será transmitida pelas principais redes sociais do deputado Mauro Rubem, incluindo seu perfil no Instagram (@maurorubempt), Facebook (@MauroRubemPT) e YouTube (@MauroRubemOficial).