Deputado Mauro Rubem apresenta denúncia de assédio moral sofrido por comunicadores da TV Alego que revelaram censura aos parlamentares de esquerda

0
79

A denúncia relata que o viés ideológico de extrema-direita é utilizado por diretores da Tv da Assembleia Legislativa de Goiás como critério para censurar a cobertura institucional dos parlamentares de esquerda, configurando violação dos princípios do estado democrático de direito, ao tentar impedir a pluralidade de pensamentos no parlamento, invisibilizando o trabalho dos deputados e deputadas de esquerda, legitimamente eleitos pelo povo.

O deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO) recebeu uma denúncia de assédio moral e um pedido de ajuda por parte de jornalistas e radialistas que trabalham na TV Alego – TV da Assembleia Legislativa de Goiás.

O texto-denúncia foi lido em Plenário pelo deputado Mauro durante Sessão Ordinária, nessa quinta, 03 de agosto e começa solicitando a ajuda do parlamentar para que a informação possa chegar ao presidente da Assembleia, deputado Bruno Peixoto (UB), com o relato sobre os supostos crimes cometidos por Paulo Beringhs, Diretor de Gestão de TV e Rádio da assembleia e alguns membros da equipe gestora:

Nós da TV Alego precisamos muito, muito de ajuda nesse momento. Você [Mauro] precisa levar ao Presidente Bruno Peixoto o que está acontecido na tv. Os abusos e assédio do diretor Paulo Beringhs com os servidores da televisão. Ele é arbitrário, autoritário (…) faz terror psicológico”.

No relato, os comunicadores descrevem que o ambiente de trabalho da TV pública virou um palco de assédio moral, coação e terror psicológico contra os trabalhadores e trabalhadoras:

foi implantado na Tv Alego um pacote de maldades(…) Paulo Beringhs só age conforme interesses próprios (…) maltrata e xinga servidores, principalmente as mulheres. Chama as pessoas de burras, exige tarefas impossíveis de serem cumpridas, pressiona e demite pessoas. (…) ignora tentativa de contato do subordinado”.

TV Alego sofre com instrumentalização ideológica e implanta a censura institucional aos parlamentares de esquerda

Em outro trecho da denúncia, os comunicadores citam que Paulo Beringhs determina que as pautas dos deputados de esquerda sejam censuradas e que o Jornalista Rafael Vasconcelos da ABC pressiona por pautas da extrema-direita e instruiu a não colocar no instagram da Tv o trabalho dos parlamentares de esquerda.

Trouxeram o jornalista Rafael Vasconcelos da ABC, o principal braço da extrema-direita em Goiás, trabalha para Gayer, Fred, Oseias, Bolsonaro, Rafael já está comandando a Tv, a pressão por pautas da extrema direita e calar a esquerda na Tv Alego se intensificaram, até no Insatagram da tv somos instruídos a não colocar deputados de esquerda. (…) veio a Danuza, mão de ferro do Reginaldo Júnior da ABC para vigiar os jornalistas como um cão de guarda raivoso. (…) todos que tentavam fazer um trabalho imparcial (…) tiveram as cabeças cortadas”.

Posicionamento do Deputado Mauro Rubem:

O deputado Mauro Rubem considera que a denúncia é extremamente grave, revoltante e vai requerer uma apuração rígida, não só pelo Parlamento Goiano como também por outras instâncias de poder.

Essa denúncia, vinda de servidores da casa, precisa ser apurada com todo rigor pelas instâncias do Poder Legislativo Goiano”.

A Ação da direção da TV Alego descrita na denúncia viola os princípios do estado democrático de direito uma vez que não respeita a pluralidade de ideias e pensamentos, quando tenta calar e invisibilizar publicamente o trabalho dos parlamentares de esquerda no Parlamento e em uma emissora pública. É um atentado contra a Constituição Brasileira”.

Configura também, crimes de assédio e um desrespeito absurdo contra os trabalhadores e trabalhadoras da comunicação da TV Alego”.

A TV Alego tem seguido um posicionamento ideológico que prejudica a sociedade, dificilmente nossos assuntos são mostrados. Dificilmente, aqui mesmo no plenário, quando usamos a tribuna, isso é relatado como atividade parlamentar”.

Eu que já tenho várias ações contra esse grupo político que tomou primeiro a TV Brasil Central e vejo violência no uso da comunicação pública do estado Goiás, seja aqui da TV Assembleia ou da TBC, seguirei combatendo esses desmandos”.

Tentaram, com essa conduta, calar a voz e a representação de deputados e deputadas eleitos pelo povo. Tomarei todas as medidas cabíveis e vamos representar, inclusive, na justiça”.

Entidades Sindicais Representativas de Trabalhadores da Comunicação em Goiás pedem audiência com o Deputado Mauro Rubem

Sindicato dos Jornalistas do Estado de Goiás (Sindjor) e o Sindicato dos Trabalhadores em Comunicação no Estado de Goiás (Sindicom) já solicitaram audiência com o deputado Mauro, as reuniões serão na segunda, 14.

Contato: Gabinete 15 na Alego – Deputado Mauro Rubem (PT-GO)

Telefones: (62) 3221-2506 / (62) 3221-2507

Zap: +55 62 9686-6980

E-mail: mauro.rubem@al.go.leg.br