Como defensor da proteção dos recursos naturais e da promoção de práticas sustentáveis no Brasil, o deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO) repudia com veemência os ataques de autoridades políticas de Goiânia contra o IBAMA e o ICMBio e em defesa de agressores e infratores ambientais.
Para o deputado, posturas que desmantelam órgãos da importância do IBAMA impactam a conscientização social e favorecem os crimes ambientais, sobretudo quando validadas por personalidades políticas, incluindo aquelas com envolvimento em disputas de terras no Pará.
“A grilagem é um crime ambiental e fundiário. Uma prática associada ao desmatamento ilegal, à especulação imobiliária e à violência no campo. A grilagem prejudica a organização fundiária, causa danos à natureza e contribui para a desigualdade social, pois impede que a terra seja usada de maneira justa e sustentável”, destacou.
Nessa perspectiva, Mauro Rubem ressalta a importância do IBAMA na preservação ambiental no Brasil. Além de fiscalizar atividades que impactam o meio ambiente, o IBAMA também combate crimes ambientais e gerencia unidades de conservação. Além disso, desempenha um papel importante na proteção da biodiversidade e na educação ambiental.
“Em tempos de desafios, é fundamental reconhecer o trabalho incansável dos servidores do IBAMA na proteção do nosso meio ambiente. São guardiões da natureza, defendendo a biodiversidade e garantindo um futuro sustentável para as próximas gerações. O compromisso e a dedicação de cada profissional fazem a diferença, e estamos juntos nessa luta. Contem com nosso apoio”, afirmou o deputado.