Em seu último compromisso na China, o deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO) visitou o Centro de Informação de Rede de Computadores (CNIC), uma instituição que faz parte da Academia Chinesa de Ciências, que é basicamente o lugar onde a internet da China nasceu.
Desde o final dos anos 80, a instituição de pesquisa desenvolve infraestruturas de armazenamento, processamento e compartilhamento de dados, voltados principalmente para pesquisa científica e tecnológica na China. O CNIC realiza toda a conectividade da internet no país, inclusive os cabos submarinos de fibra ótica.

Na visita, Mauro Rubem se surpreendeu com pesquisas na área de ecologia e clima e que beneficiam o campo da agricultura familiar. “A ideia é seguir construindo esse diálogo com eles para ver o que é possível fazer de parceria, com a possibilidade de construir projetos de agricultura familiar digital que se contraponham a lógica do agronegócio. Projetos que estejam voltados para a erradicação da pobreza e para o combate à fome”, afirmou o deputado estadual.
O parlamentar também esteve na multinacional Huawei, líder em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Apesar de todas as sanções dos Estados Unidos, a empresa tem avançado em todas as áreas da conectividade e da tecnologia.
“Conheci tecnologias que vão desde cidades inteligentes até a proteção da biodiversidade. Impressiona ver uma empresa que desenvolve desde o chip até os aplicativos, com foco em saúde, mobilidade, sustentabilidade, inovação social. São tecnologias que contemplam todas as áreas e que implicam na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, pontou o deputado.
Mauro esteve na China de 17 a 26 de março, junto com parlamentares apoiadores do MST no Brasil. A comitiva foi ao país a convite da Universidade Normal do Leste da China.