Mauro Rubem visita IF Inhumas e defende políticas públicas para uma educação de qualidade e acessível

0
38

O IFG Câmpus Inhumas atende a mais de mil alunos provenientes de 11 municípios da região, ampliando as oportunidades de qualificação profissional e de acesso ao ensino superior

Como defensor de uma educação pública de qualidade e eficiente, o deputado Mauro Rubem (PT) realizou uma visita ao Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Inhumas, onde foi recebido por Luciano dos Santos, diretor da unidade. O encontro teve como objetivo discutir as demandas da educação, políticas públicas e a qualidade do ensino oferecido pela instituição. A visita destacou a importância do IFG como um pilar na formação acadêmica e profissional dos alunos, além de enfatizar os projetos de extensão e inclusão social que são desenvolvidos pela instituição.

O Instituto Federal de Goiás oferece cursos de graduação em áreas estratégicas, como Química, Ciência e Tecnologia de Alimentos e Engenharia de Software, formando profissionais qualificados para atender às necessidades do mercado de trabalho local e regional. Atualmente, o IFG Câmpus Inhumas atende a mais de mil alunos provenientes de 11 municípios da região, ampliando as oportunidades de qualificação profissional e de acesso ao ensino superior.

Luciano dos Santos e a equipe gestora do Câmpus Inhumas apresentaram ao deputado diversos projetos e iniciativas voltadas para a inclusão social, como o Projeto de Sankofa, que visa desenvolver atividades intelectuais, culturais e de integração social. O projeto que trabalha o ensino-aprendizagem de percussão busca, também, resgatar e preservar a cultura musical local, oferecendo aos alunos a oportunidade de aprender a arte da percussão, além de promover a convivência e a cidadania.

Durante a visita, o deputado também teve a oportunidade de conhecer a biblioteca Atena, um dos maiores espaços de conhecimento da instituição, com cerca de 17 mil exemplares de diversos gêneros literários. A biblioteca não apenas atende aos alunos, mas também disponibiliza seu acervo para a comunidade local, sendo um importante centro de fomento à leitura e à educação.

Mauro Rubem destacou a importância da educação pública acessível, de qualidade e eficiente como um dos principais meios de quebra do ciclo da pobreza. Para ele, o ensino oferece às pessoas as ferramentas necessárias para melhorar suas condições de vida e garantir melhores oportunidades no mercado de trabalho. “O acesso à educação pública de qualidade é fundamental para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, possibilitando que todos, independentemente de sua origem social, alcancem seu pleno potencial”, afirmou.