Defensor do direito à saúde, o deputado estadual Mauro Rubem (PT) participou nesta terça-feira, 20, do lançamento do Programa Mais Acesso a Especialistas (PMAE), do Ministério da Saúde, na Prefeitura de Goiânia. O objetivo do PMAE é tornar o acesso do paciente às consultas e aos exames especializados o mais rápido possível e com mais facilidades, a partir do encaminhamento realizado pelas equipes de Atenção Primária. É também uma estratégia da Política Nacional de Atenção Especializada em Saúde – PNAES que busca ampliar e qualificar o cuidado e o acesso à Atenção Especializada em Saúde – AES.
“Esse é um programa do governo Lula que veio para otimizar o atendimento de saúde, facilitar a vida do cidadão e agilizar os procedimentos. Sou um defensor da saúde e reconheço que esse programa, quando executado na sua integridade, promove agilidade. Goiânia aderiu ao programa e a gente espera que possa funcionar, com integridade, para melhorar o tempo de diagnóstico, reduzir os tratamentos prolongados e dar aos pacientes mais qualidade de vida”, pontuou Mauro Rubem.
Diante dos desafios de ofertar uma saúde de qualidade à população goianiense, o prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, afirmou que a equipe da Secretaria de Saúde está empenhada em ampliar e qualificar os procedimentos para melhor qualidade de vida da população.
“Vamos trabalhar dia e noite para garantir saúde com qualidade o mais rápido possível, reduzir o tempo de espera e facilitar os atendimentos a nossa população. Seja qualquer hora, a nossa equipe está disposta a fazer o trabalho e entregar resultados”, garantiu o gestor municipal.
O secretário municipal de Saúde, Luiz Pellizzer, ressaltou a importância do PMAE, do Governo Federal, e que possibilitará a oferta de novo acesso às consultas especializadas na Atenção Básica, mas também evitar complicações no quadro de saúde dos pacientes. “O Ministério da Saúde fundamenta um novo modelo de participação, de novo modelo de financiamento, que permite fornecer saúde e qualidade para uma população tão carente. Isso é muito importante e reconheço”.
Rodrigo Faria, diretor do Ministério da Saúde, destacou a importância do PMAE para o cidadão goianiense. “Mais importante do que não ter fila é o tempo que a pessoa fique nessa fila seja o menor possível e, principalmente, que seja o adequado. Esperar na fila por uma unha encravada, é uma coisa. Esperar na fila por suspeita de câncer é outra, então não dá para tratar as duas coisas iguais, a gente precisa tratar de forma diferente. E o programa visa, principalmente, reduzir esse tempo”, concluiu.