O deputado estadual Mauro Rubem (PT) se reuniu, no município de Formosa, com grupo de agricultores extrativistas do Baru – fruto típico do Cerrado. O encontro teve como objetivo a formalização de parceria para projeto voltado a cadeia produtiva e aprimorando da atividade econômica com o foco desenvolvimento sustentável.
No encontro, o parlamentar firmou compromisso com o Instituto Sócio Econômico de Desenvolvimento Social (ISEDS) em empenhar emenda parlamentar para implantação de projeto para cadeira produtiva do baru.
O projeto apresentado pela instituição consiste em um modelo da “agroindústria”, com implementação de tecnologia para o desenvolvimento da atividade econômica e melhor aproveitamento integral do fruto.
O deputado Mauro Rubem garantiu que dará todo incentivo ao desenvolvimento da atividade produtiva. “O nosso mandato tem o compromisso para fazer com que a agricultura familiar, a reforma agrária, promovam resultado e fortaleçam as organizações. As mulheres já catam baru, o que falta agora é fazer com que haja melhor estruturação”, afirmou.
Coordenador de projetos do ISEDS, Jesiel Campos, destacou a importância de incentivo para o desenvolvimento sustentável da atividade. “Um passo importante para estruturação da cadeia produtiva de baru no nordeste goiano, atendendo as mulheres de Flores de Goiás, no nordeste goiano. Esse é um apoio importante para o desenvolvimento econômico da região e o apoio do deputado Mauro é fundamental para proporcionar qualidade de vida e desenvolvimento sustentável”.
Segundo o Instituto, atualmente a extração de baru é realizada de forma manual na região, com uso de equipamentos improvisados, e a aquisição de tecnologia irá contribuir para o melhor desempenho da produção, com capacidade de processar 100 toneladas por safra (uma média de 15 sacos por dia) com aproveitamento integral do fruto e melhor preservação ambiental.