Mauro Rubem promove audiência pública sobre valorização das bibliotecas escolares

0
11

Audiência pública promovida pelo deputado estadual Mauro Rubem (PT-GO) nesta segunda-feira, 07, na Assembleia Legislativa, discutiu a importância da instalação e funcionamento das bibliotecas escolares. O encontro contou com a presença de especialistas, acadêmicos do curso de Biblioteconomia e comunidade.

Na abertura da audiência, Mauro Rubem destacou a importância do ensino-aprendizagem por meio de espaço nas escolas. “Aqui estão as pessoas que sonham, constroem e dedicam parte de suas vidas para fazer uma sociedade melhor. E não há sociedade justa sem livros, sem acesso ao conhecimento. E o acesso à biblioteca é fundamental para construção da cidadania”, afirmou.

O parlamentar destacou ainda os desafios contemporâneos enfrentados pela sociedade, como a crise climática, o enfraquecimento da democracia e a desigualdade social. “É preciso incentivar o que há de mais nobre no ser humano: a inteligência, a capacidade de sonhar e de transformar a realidade”.

Além da defesa enfática das bibliotecas como espaços estratégicos de acesso ao conhecimento, o legislador cobrou o cumprimento da lei em Goiás que incentiva a criação e manutenção de bibliotecas. “Assim como ninguém compra arroz sem pagar imposto, uma lei que favorece a população também precisa ser cumprida”, pontuou.

O vice-presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia, Hamilton Vieira, “As bibliotecas e os livros não facilitam entretenimento, conhecimento, criatividade, criticidade e sensibilidade. São espaços para formação do conhecimento e de suma importância para a sociedade”, afirmou.

Coordenadora do curso de Biblioteconomia da UFG, a professora Andréia Pereira dos Santos, destacou a importância dos espaços nas escolas. “Esse espaço é essencial dentro das escolas, não só para a formação de leitores, mas para potencializar a percepção sobre a pesquisa escolar”, afirmou.

Participaram da audiência pública o presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia da Região Centro-Oeste, Johnathan Diniz; a diretora da Região Centro-Oeste da Federação Brasileira de Bibliotecários, Keyla de Faria; estudantes de Biblioteconomia da UFG e comunidade.