Mauro Rubem promove evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

0
29

Foto: Denise Xavier

Com o tema “Mulheres que Cuidam, Mulheres que Sentem”, a cerimônia abordou questões sobre a violência contra a mulher e a importância da saúde mental no contexto feminino

O presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Mauro Rubem (PT), em parceria com a Assessoria Adjunta de Atividades Culturais e com a chefe de gabinete, Vânia França, realizou na manhã desta quarta-feira, 12, um evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

Com o tema “Mulheres que Cuidam, Mulheres que Sentem”, a cerimônia abordou questões sobre a violência contra a mulher e a importância da saúde mental no contexto feminino. O evento aconteceu no Palácio Maguito Vilela, na sede da Assembleia Legislativa de Goiás.

A cerimônia de abertura foi marcada por uma apresentação do tenente Monteiro, saxofonista e integrante do Corpo de Bombeiros Militar. E também com a exposição “Através dos Olhos Delas – O Bíblico e o Lúdico”, da artista goiana Ionara Novaes.

Na ocasião, o deputado Mauro Rubem destacou a necessidade urgente de um combate contínuo à violência contra a mulher. Ele enfatizou o papel fundamental dos homens na conscientização e no respeito às mulheres.

“Nós, enquanto sociedade, especialmente os homens, precisamos reconhecer que estamos em um atraso em relação ao combate ao machismo. A cultura e a arte podem ser ferramentas poderosas para resolver esse problema grave. Precisamos agir e nos comportar de maneira a coibir qualquer forma de violência, seja ela física, psicológica, financeira ou até o feminicídio”, afirmou o parlamentar.

A gestora de Atividades Culturais do Parlamento, Emiliana Pereira, também sublinhou a relevância do evento, destacando que a saúde mental da mulher deve ser tratada com a mesma seriedade das questões físicas. “Todas as exposições são de artistas plásticas mulheres. Esse evento é uma forma de trazer a cultura como movimento político e ferramenta para o enfrentamento da violência contra a mulher”, disse Emiliana, reforçando a importância de dar visibilidade ao universo feminino por meio da arte.

Palestras sobre saúde mental feminina

A programação do evento contou com palestras ministradas por duas psicólogas, que abordaram temas essenciais para o bem-estar mental das mulheres. A psicóloga Maria Elena trouxe à tona os impactos da pandemia de covid-19, que sobrecarregaram emocionalmente muitas mulheres, destacando a importância de priorizar a saúde mental. “O objetivo da palestra é ajudar as mulheres a entenderem como delegar tarefas e cuidar de sua saúde mental”, explicou Maria Elena.

A psicóloga Marília Oliveira, por sua vez, discorreu sobre os cuidados necessários quando as mulheres apresentam sintomas físicos sem um diagnóstico claro. Ela alertou para o fato de que muitas vezes esses sintomas podem ser sinais de ansiedade, e que o acompanhamento psicológico e, se necessário, psiquiátrico, é essencial para o tratamento adequado. “É fundamental que a mulher procure ajuda profissional para entender o que está acontecendo com seu corpo e sua mente”, destacou Marília.

Com informações da Agência Assembleia de Notícias