O reconhecimento remete ao recente sucesso do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, premiado com o Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional, tendo sido indicado ainda nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Filme
De autoria do deputado Mauro Rubem (PT), a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás analisará os projetos de lei nºs 3615/25, 3619/25, 3620/25 e 3621/25 cujo objetivo é conceder o Título de Cidadania Goiana aos atores Fernanda Pinheiro Monteiro Torres e Selton Figueiredo Mello, ao escritor Marcelo Rubens Beyrodt Paiva e ao diretor Walter Salles.
O reconhecimento remete ao recente sucesso do filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, premiado com o Oscar 2025 de Melhor Filme Internacional, tendo sido indicado ainda nas categorias de Melhor Atriz e Melhor Filme. A produção conta a história de Eunice Paiva, esposa do ex-deputado federal Rubens Paiva, que mantinha ligações com exilados e que foi sequestrado e morto por militares durante o regime militar, que vigorou no Brasil entre 1964 e 1985.
O filme, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva, filho do ex-parlamentar e de Eunice, homenageia o escritor, dramaturgo e jornalista, considerado um dos mais influentes do Brasil. Sua obra, que trata de temas como memória, política e direitos humanos, teve grande impacto, especialmente ao abordar os anos de chumbo da ditadura militar. O projeto de lei nº 3619/25 destaca sua contribuição para a literatura e memória histórica do Brasil.
Fernanda Torres, que interpreta a viúva de Rubens Paiva, é uma das maiores atrizes brasileiras, com uma carreira premiada e reconhecida no teatro, cinema e televisão. Ela foi premiada como Melhor Atriz no Festival de Cannes em 1986, e o projeto nº 3615/25 visa reconhecê-la como cidadã goiana, destacando sua contribuição ao cinema brasileiro e sua influência cultural.
Selton Mello, que interpreta Rubens Paiva no filme, é um dos artistas mais respeitados do Brasil, com uma carreira sólida no teatro, cinema e televisão. Seu trabalho tem sido fundamental para o fortalecimento do cinema nacional, com produções brasileiras ganhando reconhecimento internacional. O projeto de lei nº 3620/25 propõe homenageá-lo por sua dedicação à cultura brasileira e seu impacto nas artes.
Os projetos de lei foram encaminhados à Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) para análise da relatoria. O primeiro foi distribuído à deputada Dra. Zeli (UB) e os demais ao deputado Charles Bento (MDB).
Com informações da Agência Assembleia de Notícias