Deputado Mauro Rubem realiza Sessão Especial de Homenagem aos 30 Anos do Circo Laheto

0
38

Essa sessão é uma oportunidade honrosa de prestigiar toda a comunidade circense – alunos, professores, artistas e colaboradores – que, com suas atividades, desenvolvem um trabalho de grande relevância educacional e cultural, reconhecido nacionalmente

O presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer da Assembleia Legislativa de Goiás, deputado Mauro Rubem (PT) realiza neste sábado, dia 05, a partir das 09h, uma Sessão Especial de Homenagem aos 30 anos do Circo Laheto, em Goiânia. Fundado em 1994, o Circo Laheto já impactou diretamente cerca de 15 mil crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, promovendo a inclusão e o desenvolvimento humano por meio da arte circense, da educação e do acompanhamento psicopedagógico.

De acordo com Mauro Rubem, na sessão serão homenageados aqueles que contribuíram para a criação, manutenção e crescimento do projeto. Serão homenageados desde a comunidade que, em regime de mutirão, ajudou a construir o espaço, o pedreiro que edificou os camarins/refeitório, e aos artistas que se formaram no Laheto e hoje trabalham em grandes circos no Brasil e em outros países, passando pelos pequenos comerciantes que vendiam fiado para o Laheto no começo do projeto e as mulheres da comunidade que ajudavam a identificar as crianças para participar das aulas.

“Essa sessão é uma oportunidade honrosa de prestigiar toda a comunidade circense – alunos, professores, artistas e colaboradores – que, com suas atividades, desenvolvem um trabalho de grande relevância educacional e cultural, reconhecido nacionalmente. Com uma metodologia baseada na Pedagogia do Circo Social, o Circo Laheto utiliza o circo, o teatro, a dança e outros recursos pedagógicos para promover inclusão, disciplina e valores essenciais para o desenvolvimento humano”, destacou o deputado.

Circo Laheto – Arte, Circo e Cidadania

As atividades artísticas realizadas pelo Circo Laheto são desenvolvidas de forma integrada, unindo os elementos circenses a outras áreas da educação, como teatro, dança e leitura. O método aplicado é baseado na Pedagogia do Circo Social, que utiliza a arte circense como uma ferramenta poderosa para o aprendizado, inclusão social e desenvolvimento de habilidades como criatividade e disciplina. Este modelo busca promover a transformação de pessoas em situação de vulnerabilidade social por meio do circo, um espaço que valoriza tanto o ensino quanto a construção de valores essenciais para a cidadania.

Além disso, a instituição se destaca pela parceria com diversos programas e entidades. O Circo Laheto integra a Rede Circo do Mundo Brasil e colabora com a Secretaria Municipal de Educação de Colônia, por meio do GERIPE, além de contar com o apoio das escolas locais e com programas da Universidade Federal de Goiás, como o Programa de Educação Tutorial da Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Dança.

A celebração dos 30 anos do Circo Laheto é mais do que uma simples homenagem: é um reconhecimento ao impacto positivo e transformador que a arte circense tem exercido na vida de milhares de jovens e suas famílias.