A ministra conselheira da Embaixada da China no Brasil, Shao Yingjun, foi recebida na manhã desta quarta-feira, 09, na Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para a abertura da exposição fotográfica “Hebei e Goiás: 25 anos de amizade”, que acontece na Casa de leis. Ela estava acompanhada de uma comitiva e foi recepcionada pelo presidente da Alego, Bruno Peixoto (UB), e pelo deputado estadual Mauro Rubem (PT), presidente da Comissão de Cultura, Esporte e Lazer, a ministra Shao destacou a importância da relação da China com o estado de Goiás.
“O Brasil é um país importante para o comércio da China, especialmente a relação entre a província de Hebei e Goiás. E vejo possibilidades de grandes proporções para cooperação e desenvolvimento bilateral. E nos colocamos à disposição para diálogos, experiências e cooperação”, afirmou Shao Yingjun.
Mauro Rubem, que esteve na China no final de março deste ano com uma comitiva de parlamentares brasileiros a convite da Universidade Normal do Leste da China, ressaltou a importância da relação Goiás e China. “Eu estive na China e pude conhecer as experiências desenvolvidas lá. São inovações que promovem resultado para a sociedade e implicam na melhoria da qualidade de vida. É um país com expertise nas mais diversas áreas e nós, no estado de Goiás, podemos buscar integração com a China para o desenvolvimento bilateral nas mais diversas áreas”, afirmou o parlamentar.

O parlamentar ressaltou que, em parceria com Bruno Peixoto, apresentará uma frente parlamentar que tratará da relação de integração entre Brasil, China e Goiás, e que será fundamental para o intercâmbio.
Para o presidente Bruno Peixoto, que esteve na China no ano passado, a relação é de cooperação Goiás-China será de suma importância para o desenvolvimento. “Tive a oportunidade de conhecer a China, que é um país altamente desenvolvido, onde há respeito pela legislação. Iniciamos a relação de Goiás com a China, ampliando o diálogo e potencializado acordos, cooperações e projetos para o desenvolvimento bilateral”, afirmou.
“Hebei e Goiás: 25 anos de amizade”
Para celebrar a parceria, além da exposição, o saguão foi palco de apresentações culturais da China, como a do Dragão Chinês, do Instituto Lai Kung Fu, e da palestra sobre as relações internacionais entre o estado de Goiás e a província de Hebei, com o professor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) e diretor da Ágora Pesquisas, Leandro Borges.
Mauro Rubem convidou a população para visitar a mostra cultural. “Essa é uma oportunidade para a população goiana conhecer a importante província de Hebei, na China”. Com a abertura oficial nesta manhã, a mostra prosseguirá até o dia 17 de abril, no Palácio Maguito Vilela, para visitantes.
Também marcaram presença na solenidade o chefe de gabinete de Assuntos Internacionais do Estado, Giordano de Souza; o conselheiro especial e jurídico da Federação dos Chineses de Goiás no Brasil, Mas Líu; o diretor brasileiro do Instituto Confúcio de Medicina Chinesa da UFG, Francisco José Quaresma; o secretário de Assuntos Internacionais da Casa, Michel Magu; e outras autoridades.