A Comunidade do Cedro, conhecida por adotar práticas que garantem uma convivência harmônica com o Cerrado, preserva saberes ancestrais relacionados ao uso de plantas medicinais nativas
O deputado Mauro Rubem (PT) visitou, em Mineiros, na última quarta-feira, dia 05, o Centro Comunitário de Plantas Medicinais do Cedro, localizado na Comunidade Quilombola do Cedro. Durante sua visita, Mauro Rubem destacou o compromisso com a preservação do Cerrado e a promoção da agricultura familiar.
A Comunidade do Cedro, conhecida por adotar práticas que garantem uma convivência harmônica com o Cerrado, preserva saberes ancestrais relacionados ao uso de plantas medicinais nativas. Os moradores, muitos dos quais são mestres no preparo artesanal de medicamentos, trabalham com 450 tipos de plantas medicinais e lutam pela preservação dessas espécies, fundamentais para sua cultura e saúde tradicional.
O Centro Comunitário de Plantas Medicinais do Cedro se dedica ao estudo e à produção de medicamentos a partir de plantas do Cerrado. Além disso, a comunidade promove o resgate de saberes tradicionais e busca melhorar a qualidade de vida dos seus membros, incentivando a formação de agentes de saúde.
“Defendemos o Cerrado e os produtos e frutos desse bioma. Embora o local ainda não esteja completamente regularizado, como parlamentar, meu compromisso é trabalhar junto ao INCRA Goiás para garantir a regularização da propriedade, com foco na agricultura familiar”, afirmou Mauro Rubem, destacando sua atuação em favor da comunidade.

A Comunidade Quilombola possui uma história rica e resiliente, fundada em 1885 por Francisco Antônio de Morais, o “Chico Moleque”, um ex-escravizado que conquistou sua liberdade e adquiriu terras na região. A comunidade enfrentou, ao longo dos anos, desafios como a perda significativa de seu território, especialmente devido ao avanço da especulação imobiliária.
Em 1998, as famílias que vivem na comunidade fundaram o Centro Comunitário de Plantas Medicinais, que se tornou uma fonte de renda e fortalecimento do saber ancestral, sendo reconhecido nacionalmente pela sua contribuição ao cultivo de plantas medicinais. A preservação dessa cultura, em harmonia com o bioma Cerrado, continua sendo um pilar importante para a comunidade.
Acampalegre
Além da visita ao Centro Comunitário, o deputado Mauro Rubem também esteve no Acampalegre, localizado às margens da BR-364, no município de Mineiros, onde reafirmou seu compromisso com a reforma agrária e promoção de políticas públicas voltadas à agricultura familiar e à proteção ambiental na região.
A visita do deputado reforça a importância da preservação ambiental e da valorização das culturas tradicionais, buscando garantir um futuro mais sustentável e justo para as comunidades do Cerrado.
