A proposta é promover palestras, workshops, cursos e eventos educacionais para conscientizar alunos, professores e a comunidade sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na inclusão e educação de surdos
Sancionada a Lei nº 23.306, de autoria do deputado Mauro Rubem (PT), que institui o Mês de Conscientização sobre a Importância de Libras nas Escolas de Goiás, a ser celebrado todo mês de setembro.
De acordo com o deputado, as palestras e eventos realizados durante o mês devem abordar temas relacionados à história da Língua Brasileira de Sinais (Libras), à sua relevância na comunicação, à inclusão de alunos surdos nas escolas e à valorização da diversidade linguística e cultural.
“Há mais de 20 anos, a Libras é reconhecida pela Constituição Brasileira como língua oficial do país”, relembra Mauro Rubem na justificativa da propositura. “Ela não deve ser entendida como um segundo idioma oficial, mas sim como um instrumento legal de comunicação”, afirma.
O Poder Executivo do Estado de Goiás ficará responsável por promover e coordenar as atividades do Mês de Conscientização sobre a Importância de Libras nas Escolas, em parceria com órgãos, entidades e instituições relacionadas à educação e à inclusão de pessoas surdas.
A proposta é promover palestras, workshops, cursos e eventos educacionais para conscientizar alunos, professores e a comunidade sobre a importância da Língua Brasileira de Sinais (Libras) na inclusão e educação de surdos.
“Devemos nos conscientizar sobre o uso da Libras, pois ela é a língua materna da comunidade surda no Brasil, garantindo o direito à comunicação e à inclusão dessa parcela da população”, complementa o deputado.
“Ao aprender e valorizar a Libras, promovemos a igualdade de oportunidades, o respeito à diversidade e a quebra de barreiras de comunicação, permitindo que todos tenham acesso à informação e participação plena na sociedade”, conclui.