Início Cultura Mauro coordena audiência pública sobre os 20 anos de tombamento da art déco em Goiânia

Mauro coordena audiência pública sobre os 20 anos de tombamento da art déco em Goiânia

0
Mauro coordena audiência pública sobre os 20 anos de tombamento da art déco em Goiânia

O Deputado Mauro Rubem (PT) coordenou a audiência pública que debateu os 20 anos do tombamento histórico do Art Déco em Goiânia.

O deputado disse que a reunião cumpre um papel importante na discussão pública do tema “o objetivo maior é o de evidenciar e promover a reflexão sobre a riqueza e a importância do conjunto arquitetônico da Capital”.

Diretora de Cultura da Alego Profa. Ana Rita, coordenador do festival Art Déco, Guto Lemes e Mauro Rubem

A mesa diretiva foi composta pelo superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Goiás (Iphan-GO), Pedro Wilson Guimarães; superintendente do patrimônio histórico e artístico Secult Goiás, Bruna Arruda; o diretor do Instituto Federal de Goiás (IFG) do campus da cidade de Goiás, Sandro de Lima; o coordenador do festival Art Déco, Guto Lemes; o coordenador do curso de desenho do festival Art Déco, Valtergan Guedes; a gestora de cultura da Alego, Ana Rita; e a estilista de moda Carol Manzi.

O evento teve início com uma apresentação do cantor Gil Araújo.

——

O superintendente do Iphan, Pedro Wilson, disse que em agosto celebra-se o mês da cultura popular brasileira e parabenizou o deputado Mauro por promover a audiência “a cultura, em todas as suas esferas, faz parte da identidade de um povo e traz sentido de pertencimento. Quem não tem cultura não tem nome e nem história” afirmou.

—–

O coordenador do festival de Art Déco de Goiânia, Guto Lemes disse que a premiação que acontece na Alego é a única no Brasil dedicado a Art Déco.
Ele também ressaltou que os 20 anos do tombamento é uma data para celebrar, mas também de refletir sobre as preocupações quanto ao estado de preservação das construções. “Precisamos zelar por nosso patrimônio”, afirmou.

O coordenador do festival destacou que já se tem projetos para restaurar a Art Déco e elevar Goiânia a uma importância nacional e mundial. Ele parabenizou o deputado Mauro Rubem pela iniciativa.

———

A representante da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás (Secult), Bruna Arruda, destacou que é muito importante cultivar a cultura de Goiás e preservar nosso patrimônio histórico. “É o que passa de pai para filho que conta a nossa história. Se a gente não reconhece, não se apropria dessa história, a nossa sociedade perde a raiz”, disse.

——-

O diretor do Instituto Federal de Goiás (IFG) Campus Goiânia, Sandro de Lima disse que a organização do pensamento urbano tem que ser um pensamento plural, e que qualquer comemoração cultural tem que levar isso em conta, uma vez que a cidade conversa de diferentes formas.

“A celebração dos 20 anos do tombamento da arquitetura art déco em Goiânia tem que significar um reconhecimento uma legitimação da cultura popular, da cultura de rua”, colocou o gestor.

—–

A diretora de Cultura da Alego, profa. Ana Rita destacou a importância da audiência pública que leva a discussão do tema para junto da sociedade e afirmou que o espaço físico da Alego tem que servir para a expressão cultural dos artistas que de Goiânia e de Goiás. “Tenho a honra de poder organizar este espaço na Alego para jovens estudantes talentosos e artistas desconhecidos ou renomados. O espaço é público e precisa ser ocupado por quem tem algo a dizer, por quem tem algo a mostrar e a cultura tem este espaço aqui na casa”.

——

O auditório 1 da Assembleia Legislativa de Goiás ficou repleto durante a reunião com a presença de pais e de alunos que concorreram a premiação do Festival de Art Déco na categoria desenhos que foram expostos no saguão de entrada da Alego que, juntamente com a exposição de moda Art Déco da estilista de moda Carol Manzi, deixou o espaço mais belo e atrativo aos visitantes da assembleia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Quer falar com Mauro Rubem?