Início Cultura Mauro Rubem preside sessão solene em homenagem aos profissionais da cultura

Mauro Rubem preside sessão solene em homenagem aos profissionais da cultura

0
Mauro Rubem preside sessão solene em homenagem aos profissionais da cultura

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) realizou sessão solene extraordinária na segunda-feira, 27, por proposição do deputado Mauro Rubem (PT), em homenagem a profissionais da área cultural no Estado

Após a abertura da sessão, houve apresentação das professoras do Instituto Gustav Ritter, a cantora lírica Marta Cardoso e a correpetidora Maria José Capuzzo, além da cantora Eliane Almeida, cantando o Hino Nacional.

Mauro Rubem disse que a Alego tem sido um espaço para as manifestações artísticas e que valoriza a cultura do Estado. “Sou da área de saúde e estou nesse setor há 40 anos. No meu quarto mandato como deputado estadual, fiz um compromisso de incentivar e ajudar no fortalecimento da cultura. Nosso mandato coloca a cultura como um dos temas centrais e a Alego virou uma referência cultural. Sabemos a importância das manifestações culturais e quanto elas impactam na vida de todos.”

O petista frisou que é preciso abraçar a cultura como uma necessidade, constituindo espaços e disputando orçamentos para o setor. “A cultura é importante. Neste mês de novembro, por exemplo, temos a resistência do povo negro por meio da cultura, a resistência da periferia de culturas urbanas que nós temos e é esse ambiente que queremos saudar.” O parlamentar disse que esse é o momento de incentivar ainda mais o setor. “Depois de quatro anos, voltamos a ter o Ministério da Cultura.  Voltamos a ter políticas voltadas para a cultura, mas muito tem que ser reconstruído. Vamos buscar recursos federais, ir atrás de orçamento cultural para o setor. O nosso presidente da Alego, Bruno Peixoto, já abraçou o desafio de ter orçamentos direcionados para fortalecer as ações culturais que a Assembleia.

A chefe da Assessoria Adjunta de Cultura da Assembleia Legislativa, Ana Rita Marcelo de Castro, também se pronunciou e disse de sua emoção por presenciar uma sessão solene que reconhece a arte em toda sua diversidade. “Todos aqui são merecedores de homenagens e de serem valorizados.”

Ana Rita ressaltou o impacto que a arte e a cultura desenvolvem na sociedade e afirmou que a cultura tem que estar presente em todos os lugares e ser reconhecida como uma política pública. “Necessitamos de mais incentivo das instituições, pois a arte serve à vida, alimenta a alma, desenvolve criticidade e civilidade nos indivíduos, e carece de ser tratada como uma das prioridades de uma gestão.”

Por sua vez, o coordenador do Festival Art Déco, Guto Lemes, pontuou que a arte é uma das maiores expressões da humanidade, que surgiu com as pinturas rupestres, foi cse onsolidando ao longo do tempo e chegando à cultura que conhecemos hoje, com manifestações em vários segmentos, artes, literatura e todas as formas de expressão.

A dança também teve espaço na sessão, com integrantes do grupo União Goiana de Dança apresentando dança funk dos anos 1980 e, em seguida, o grupo Mania Funk também mostrou seu trabalho. faz. Porque a cultura é instrumento fundamental para fortalecer a política.”

A pró-reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luana Ribeiro, contou que vem da mesma origem de trabalho de Mauro Rubem, área da saúde, e parabenizou o deputado pela atuação na cultura do Estado. “Nossa experiência nos mostrou que não adianta somente a saúde fisiológica, passamos por uma pandemia recentemente, e ficou evidente,o quanto a saúde mental é crucial para sociedade, sem arte perdermos nossa identidade enquanto sociedade, não sabemos quem somos.”

Um dos responsáveis pelo projeto Cidade Viva, que leva arte, cultura, esporte e lazer para a periferia, o rapper Danilo Joaquim Silva, conhecido como D’ Volt, em seu discurso destacou que a cultura é uma ferramenta de cultura, de formação crítica e criativa. “A arte pela arte não contribui, nós acreditamos na construção coletiva, na união de forças de diversos segmentos artísticos”, salientou.

A diretora de políticas, ações e patrimônio cultural da Prefeitura de Goiânia, Edelweiss Vieira, representou o secretário Zander Fábio. Ela afirmou que a secretaria vem trabalhando em diversos programas e eventos para promover a cultura na Capital. ”Na nossa gestão, foram mantidas ações e estão sendo desenvolvidas várias outras, sempre de forma descentralizada e democrática.”.

Por fim, o cantor e compositor Laércio Coimbra da Rocha falou em nome dos homenageados e agradeceu a Mauro Rubem pela iniciativa. “Esse reconhecimento é fundamental para continuarmos fazendo arte, num momento tão delicado que o mundo todo vive”.

Na sessão solene, foram entregues Certificados do Mérito Legislativo a vários representantes da classe artística. 

Veja mais fotos: https://portal.al.go.leg.br/galerias/17346/2023-11-27-sessao-solene-em-homenagem-aos-profissionais-da-cultura

Vídeo completo https://www.youtube.com/watch?v=O8vjKbJ3azs

Fonte: Agência Assembleia de Notícias

Edição Roberto Nunes e   … gabinete 15

Quer falar com Mauro Rubem?