Início Saúde Profissionais de saúde recebem Certificado do Mérito Legislativo da Alego por iniciativa do deputado Mauro Rubem

Profissionais de saúde recebem Certificado do Mérito Legislativo da Alego por iniciativa do deputado Mauro Rubem

0
Profissionais de saúde recebem Certificado do Mérito Legislativo da Alego por iniciativa do deputado Mauro Rubem

O deputado Mauro Rubem (PT) indicou e a Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) realizou, na noite de quarta-feira, 20 de setembro, sessão solene extraordinária, em reconhecimento a profissionais que atuam na saúde em Goiás. Homenagem teve lugar no Plenário Iris Rezende Machado, onde profissionais receberam o Certificado do Mérito Legislativo.

A solenidade foi prestigiada pelo presidente do Sindicato dos Odontologistas do Estado de Goiás, José Milhomem, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros de Goiás, Roberta Ribeiro Rios, o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Sistema Único de Saúde (Sindsaúde), Aleandro Paulo de Jesus, o chefe de Seção do Serviço Odontológico da Alego, Fabiano Amaral Vanuchi, a ex-diretora da UPA Brasicom (Aparecida de Goiânia) e técnica em enfermagem Márcia Bezerra de Morais, e a diretora em exercício da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Goiás, Natália Del Angelo Aredes.

_____

______

Em seu discurso, Mauro sublinhou que gostaria de ter feito uma homenagem a cada uma das diversas categorias da saúde, as quais, que segundo ele, enfrentam as muitas dificuldades próprias da atuação no sistema de saúde, seja na rede pública, conveniada, privada ou filantrópica. “Profissionais que enfrentaram momentos difíceis na pandemia, muitos colegas que perdemos nesse período. Profissionais que arriscam a vida diariamente. Todos nós que trabalhamos corremos risco, mas alguns enfrentam riscos maiores, como os profissionais do Samu, que, além de atender, têm que atravessar toda a situação caótica do trânsito que nós temos.”

____

_______

O parlamentar lembrou da situação dos profissionais que querem atuar, mas são impedidos pela falta de condições, como está acontecendo atualmente na rede de maternidades da rede municipal de Goiânia.

E também citou os baixos salários, a falta de investimentos em estruturas de saúde e a terceirização de unidades, que, para o parlamentar, pesam sobre os profissionais, que a despeito de todas essas questões, continuam lutando para que a saúde seja, na prática, o que o texto da Constituição Federal garante.

_____

_____

De acordo com Mauro Rubem, um dos pilares da construção do SUS e um dos motivos da realização da sessão é a valorização do profissional. “Não é possível que uma rede de atenção, por mais que desenvolva equipamentos, por mais que tenha uma capacidade sofisticada de diagnóstico, funcione sem a mão, sem o olhar, sem a participação de um profissional da saúde. E esses profissionais precisam ser respeitados, precisam ser valorizados.”

____

______

Em seguida, a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Roberta Ribeiro Rios, fez uso da palavra. Ela afirmou que a entidade está comprometida com todas as causas dos enfermeiros, mas que os últimos tempos têm sido mais difíceis por conta da luta pela implementação do piso salarial, tanto no serviço público, quanto no privado. “Até ameaças nós estamos recebendo nos últimos dias. (…) E a gente chega com muito entusiasmo e com muita esperança em uma homenagem aos profissionais de saúde, sabendo que os profissionais são a fonte de tudo, são a mola, a essência de tudo. E quando esse profissional é bem remunerado, é reconhecido, a gente tem o aparato para ter a excelência na prestação do serviço”, afirmou.

_____

_____

Em sua fala, o presidente do Sindicato dos Odontologistas, José Milhomem, exaltou a importância da iniciativa, especialmente nesse momento que, segundo avalia, após o pico da pandemia de covid-19, quando os profissionais de saúde foram muito lembrados, esses servidores foram novamente esquecidos. “A valorização foi só naquele momento. E hoje a gente vê a saúde, principalmente a saúde pública, um descaso. Então isso aqui é importante, porque faz com que nos sentirmos vivos, é nesse momento que nós temos um pouco de ânimo para lutar pela saúde pública”.

_____

_____

Falando em nome dos homenageados, o vice-presidente do Sindsaúde, Aleandro Paulo de Jesus, também abordou os desafios diários enfrentados pelos trabalhadores em saúde, entre eles a implantação do piso salarial de várias categorias, como dos agentes comunitários e de combate a endemias e ainda dos enfermeiros. Segundo ele, algumas prefeituras vêm pagando o piso de forma incorreta, complementando uma parte, o que resulta na não contabilização dos benefícios, como insalubridade, quinquênios e aposentadoria.

O sindicalista citou iniciativas que os servidores empreendem diariamente para atrair as pessoas para os serviços de saúde, especialmente na prevenção, como o projeto “Foto Grávida”, que oferecia um ensaio fotográfico para gestantes na intenção de incentivá-las ao pré-natal.

Por fim agradeceu a homenagem recebida por ele e pelos colegas. “Gostaria de agradecer mais uma vez a todos pela presença aqui. Agradecer também ao Sindsaúde por me proporcionar esse momento de estar aqui falando para todos vocês, profissionais de saúde, para a gente erguer sempre essa bandeira de luta e lutarmos em união”.
Em seguida, os homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Estado de Goiás.

Mais fotos nesse link: https://portal.al.go.leg.br/galerias/16965/2023-09-20-sessao-solene-em-homenagem-aos-profissionais-de-saude#63

Texto original: Agência Alego
Edição: Roberto Nunes

____

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Quer falar com Mauro Rubem?