Início Educação Deputado Mauro Rubem homenageia profissionais da educação com Certificado do Mérito Legislativo da Alego

Deputado Mauro Rubem homenageia profissionais da educação com Certificado do Mérito Legislativo da Alego

0
Deputado Mauro Rubem homenageia profissionais da educação com Certificado do Mérito Legislativo da Alego

A Assembleia Legislativa de Goiás (Alego) homenageou, na noite dessa terça-feira, 17, profissionais da educação em Goiás, docentes, gestores, secretários, técnicos de informática, administrativos e pessoal de apoio como merendeiras e porteiros.

Receberam o Certificado do Mérito Legislativo da Alego 151 profissionais, de vários municípios goianos, em sessão solene proposta pelo deputado Mauro Rubem (PT), realizada no Palácio Maguito Vilela. O evento também celebrou o Dia do Professor, que é comemorado em 15 de outubro.

_____

______

O Plenário Iris Rezende Machado ficou lotado para a sessão solene em homenagem aos profissionais da educação, que teve início com a execução dos Hinos Nacional Brasileiro e do Estado de Goiás.

Em seguida, Rubem apresentou as componentes da Mesa Diretiva: a pró-reitora de assuntos estudantis da Universidade Federal de Jataí, Luciana Aparecida Elias; a secretária de Educação de Aparecida de Goiânia, Idelma Maria de Oliveira; a secretária de inclusão da Universidade Federal de Goiás (UFG), Luciana de Oliveira Dias; a presidente do Conselho Estadual da Mulher em Goiás, professora Ana Rita de Castro; a professora Vânia França; a presidente do Fórum Goiano de Educação Infantil, Ivone Garcia Barbosa; e a presidente do Conselho de Diretores da Rede Municipal de Goiânia, Alessandra Camelo.

_____

_____

“Todos nós, cada profissão teve que passar por um professor. Eu penso que o Brasil precisa reconhecer a importância desses profissionais para que, efetivamente, o país possa crescer e se desenvolver mais ainda”, justificou Mauro Rubem. Segundo ele, além da homenagem festiva e simbólica na noite, o reconhecimento da importância da categoria é feito diariamente na sua atividade parlamentar. E citou como exemplos de bandeiras do seu mandato a melhoria da qualidade de ensino e das condições de trabalho.

O parlamentar lembrou de questões como a busca pelo pagamento do piso salarial e da valorização e manutenção da carreira. De acordo com o petista, em Goiás há ainda um problema relacionado ao número de professores. Segundo ele, o Estado ocupa a última posição no ranking de docentes em relação à população. “Nós só temos 8,6 professores a cada mil habitantes. A média nacional é de quase 12. O Maranhão, que desponta nesse índice, está com quase 17 professores para mil habitantes. Há muito a avançar, para poder, inclusive, aproveitar as oportunidades de crescimento que o Estado tem”, pontuou.

____

_____

A gestora de cultura da Alego, Ana Rita, que também é professora por formação, foi uma das homenageadas. Para ela, o sentimento é somente de gratidão, apesar das dificuldades enfrentadas pelos docentes. “Eu escolhi essa profissão com muito amor, com muito carinho, eu tenho muito orgulho dela. E muito orgulho de saber que essa é uma profissão necessária, importante para a sociedade. Infelizmente está muito desvalorizada, muito precarizada, mas é uma profissão da qual a gente se orgulha, porque nós é que formamos homens e mulheres, cidadãos e cidadãs do nosso país.”

___

_____

A presidente do Fórum Goiano de Educação Infantil e professora titular da Faculdade de Educação da UFG, Ivone Garcia Barbosa, homenageada que discursou em nome dos profissionais, ressaltou em sua fala, a união da categoria, para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

___

____

Para Ivone, a escola não é um espaço de repasse do conhecimento, mas sim de construção do conhecimento e de valorização da cidadania. Ela entende que os professores precisam se preparar para a busca dessa escola democrática. “Os professores são agentes da cultura, de uma cultura que é sistematizada e constituída, compartilhadamente, em todas as idades e todas as gerações. E eles precisam estar atentos a uma escola que estabeleça a troca de conhecimento com as crianças, estudantes, adolescentes, jovens e adultos para que a gente possa ter realmente o ato criativo na escola.”.

____

A professora Vania França, chefe de gabinete do deputado Mauro Rubem, com larga experiência em gestão educacional, já esteve a frente da superintendência da pasta em Aparecida de Goiânia ressaltou a importância de se valorizar e reconhecer os profissionais, que com sua dedicação e superação de dificuldades estruturais do sistema educacional mantém as escolas em funcionamento e envidam todos os esforços para garantir a qualidade “Nós sabemos que muitas vezes, a refeição que a criança vai receber na escola, no Cmei, feita com todo carinho pelos profissionais é a melhor, senão a única refeição que muitas irão receber naquele dia. Nós sabemos que o ambiente escolar, em muitas das vezes, é o ambiente de acolhimento e diálogo que os jovens têm à disposição todos os dias letivos. Nós sabemos o quanto os diretores e coordenadores se desdobram para suprir as lacunas com falta de recursos e de pessoal”. Vania agradeceu a todos os presentes e disse que segue como defensora das melhorias para todos os profissionais.

____

____

A sessão solene teve ainda um momento musical com a apresentação do cantor Walter Carvalho. O artista emocionou a todos ao falar sobre a necessidade do mundo e das pessoas de terem mais empatia e paz, referindo-se a guerra entre Israel e Hammas.

___

____

Após os discursos, os homenageados receberam o Certificado do Mérito Legislativo e, em seguida, a solenidade foi encerrada.
Veja mais fotos do evento em:
https://portal.al.go.leg.br/galerias/17125/2023-10-17-sessao-solene-extraordinaria-em-homenagem-aos-profissionais-da-educacao#163

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Quer falar com Mauro Rubem?